O Xbox Game Pass é o principal serviço de assinatura de jogos no mercado atual, mas as discussões sobre seu impacto nas vendas de jogos persistem. Será que esse modelo realmente prejudica as vendas dos títulos?
O Xbox Game Pass é atualmente o principal e melhor serviço de assinatura de jogos que temos no mercado, mas apesar disso, sempre houve a discussão que o Xbox Game Pass prejudica as vendas, mas será que isso é realmente verdade?
De acordo com informações compartilhadas pelo jornalista Christopher Dring, um forum de discussão traz dados que apontam que alguns títulos lançados no Xbox Game Pass podem perder até 80% de suas vendas premium esperadas no Xbox. Dring menciona jogos como Senua’s Saga: Hellblade II e outros da Xbox Game Studios para exemplificar essa redução significativa nas vendas.
“Anedoticamente, jogos que estão no Xbox Game Pass podem esperar perder cerca de 80% de suas vendas premium esperadas no Xbox. Esse é o número que costuma ser citado.”
Embora isso possa parecer alarmante, Dring ressalta que jogos disponíveis em múltiplas plataformas podem se beneficiar, já que o aumento no número de jogadores no Xbox pode impactar positivamente as vendas em outras plataformas, como o PlayStation.
Ele também expressa uma visão ambígua sobre os serviços de assinatura, destacando que é um desafio promover jogos indie fora do Xbox Game Pass e que, apesar das preocupações sobre possíveis perdas de receita, a maior visibilidade pode ajudar a atrair novos jogadores para diferentes títulos dentro do serviço.