O declínio da mídia física de jogos e seu futuro incerto


A queda nas vendas de mídia física de videogames no mercado europeu se mostra drástica, levando a indagações sobre seu futuro.

Para a tristeza dos colecionadores e dos fãs mais nostálgicos, a mídia física de videogames está enfrentando um momento crítico, conforme aponta um recente estudo da Entertainment Retailers Association (ERA). O cenário no Reino Unido é alarmante, com as vendas desse formato de jogos apresentando uma queda de 34,5% em 2024, em comparação com o ano anterior. Em contraste, as vendas de jogos digitais tiveram uma redução bem mais modesta, de apenas 1%.

Ainda existe futuro para a mídia física?

Enquanto os serviços de assinatura como PS Plus e Xbox Game Pass tiveram um crescimento significativo de 12%, a receita total do mercado de videogames também sofreu, despencando 4,4%. Isso está fazendo com que a indústria ultrapasse a receita do cinema, mudando o entendimento de que os videogames sempre geraram mais lucro do que outras formas de entretenimento.

Kim Bayley, diretor executivo da ERA, destacou que, apesar dos desafios, a indústria ainda é massiva, e os jogos físicos continuam a ter seu espaço, especialmente com futuras previsões de lançamentos como o Nintendo Switch 2 e, possivelmente, GTA 6, que devem reaquecer o mercado.

Ainda assim, a discussão persiste: os consumidores de hoje preferem a praticidade do digital em vez do apego emocional por colecionáveis. E você, ainda prefere comprar sua mídia física? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Para mais detalhes sobre o impacto no mercado e a visão de especialistas, confira o vídeo a seguir:

Acredito que você possa gostar também desses conteúdos