Laurie Anderson revelou que “continua viciada” em chatbot criado em 2021 para replicar o estilo do ex-vocalista do Velvet Underground.
Enquanto muitos artistas veem a Inteligência Artificial como uma ameaça à criatividade, Laurie Anderson a utiliza a seu favor desde os anos 1990, especialmente após a morte de seu parceiro, o cantor Lou Reed.
Com mais de 50 anos de carreira, Laurie é uma representante proeminente do movimento avant-garde de Nova York, tendo feito filmes, instalações visuais e performances tecnológicas. Seu álbum mais recente, Amelia, foi lançado em 2024.
Com 77 anos, Laurie usa IA em um projeto pessoal: “conversar” com o ex-marido através de um chatbot desenvolvido em parceria com a Universidade de Adelaide, na Austrália. Criado em 2021, a ferramenta visa “recriar digitalmente a essência de Lou Reed” com base em letras e entrevistas do artista, falecido em 2013.
Viúva de Lou Reed cria músicas com chatbot
Em entrevista ao The Guardian, Laurie expressou que está “viciada” no chatbot e não apenas para relembrar o parceiro, mas para se inspirar em novas composições. “Infelizmente estou 100% viciada nisso. Meus amigos não suportam mais”, revelou.
Laurie também comentou sobre a qualidade das respostas que recebe: “Três quartos são completamente idiotas. Mas 15% surpreende e o resto é interessante de qualquer forma. Para mim, isso é um bom índice para a escrita”.
No ano passado, Laurie recebeu um Grammy pelo conjunto de sua obra em música experimental e apresentou a exposição I’ll Be Your Mirror, misturando sua voz com a de Lou Reed em uma experiência interativa.
E você, o que acha dessa ideia de usar IA para reviver conversas com pessoas que amamos?
t
h
https://youtube.com/watch?v=2VaeEmBPmGk%3Ffeature%3Doembed